Materiais Compósitos

perfil_edited.jpg

O que são  materiais compósitos?

Materiais compósitos são moldados ou fabricados a partir da combinação de dois materiais distintos, atingindo uma elevada performance que não seria viável a partir de apenas um único material.

Na Braver trabalhamos com fibras de alta resistência e barras pultrudadas como reforço principal da estrutura e com matrizes cimentícias e poliméricas. As fibras são responsáveis pelo aumento da capacidade de carga e rigidez. Já a matriz atua mantendo as fibras juntas e transferindo a carga externa aplicada para as fibras, além de proteger as mesmas de possíveis deteriorações.

Mais utilizados pela 

  • concreto%20com%20fibra_edited.jpg

    Concreto reforçado com fibras

    O uso de fibras como reforço do concreto visa controlar a abertura de fissuras e proporcionar uma capacidade de suporte após a fissuração da matriz cimentícia.

    Diversos tipos de fibra são utilizados para que uma melhor performance seja atingida pelo material, como por exemplo fibras de polipropileno, sisal, vidro e aço.

     

    Além disso, as fibras podem proporcionar uma capacidade de absorção de impactos e podem ser utilizadas como reforços primário em substituição das armações de aços em algumas aplicações, como no caso de pisos industriais e em estrutura de suporte em minas.

  • Perfis pultrudados de polímero reforçado com vidro (PRFV)

    Perfis pultrudados são compósitos com matriz polimérica reforçada com fibras de vidro. Possuem alta resistência a compressão e tração, equiparável a do aço, e possuem um módulo de elasticidade baixo, o que os torna mais flexíveis.

    Esses perfis vêm se tornando uma alternativa interessante aos materiais tradicionais por causa das suas inúmeras vantagens. Apesar de parecerem bastante com o aço esteticamente, o compósito é leve e possui resistência à corrosão, agentes químicos e fadiga, sendo mais durável e  reduzindo significativamente os custos de manutenção a longo prazo, principalmente em ambientes agressivos.

    Perfis pultrudados também são facilmente instalados e possuem baixa condutividade térmica e elétrica, além de transparência eletromagnética, podendo ser usado em ambientes hospitalares.

  • Concreto reforçado com barras de PRFV

    A utilização de barras de polímero reforçado por fibras de vidro (PRFV) como reforço em estruturas de concreto vem ganhando popularidade principalmente devido à sua resistência à corrosão e resistência mecânica.

    O concreto armado com barras de PRFV é uma excelente opção para superar adversidades provocadas pelo uso das barras de aço, armadura convencional do concreto.

    Seu baixo peso e elevada resistência à tração, somado ao fato desta não sofrer corrosão, permitem às barras serem utilizadas em ambientes extremamente agressivos.

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

©2019 por Braver Engenharia.